TRABALHADORES CRISTÃOS CONTRA ACORDO UE E TURQUIA!

O Movimento de Trabalhadores Cristãos da Europa representa e coordena 20 organizações de 15 países da União Europeia e da Suíça e vem por este modo declarar o seu mais forte repúdio face ao projeto de acordo entre a União Europeia e a Turquia sobre refugiados. O presente acordo é um sério retrocesso em matéria de direitos humanos.

Os países da União Europeia não podem assinar um acordo com a Turquia que é contrário ao Direito Internacional. É um acordo que viola as Convenções Internacionais e Europeias ratificadas pelos Estados-Membros que proíbem expressamente a devolução de pessoas que estão sujeitas a perseguições ou são vítimas de guerra. Por detrás destes fluxos migratórios está sempre a desumanidade de um sistema económico injusto, em que o lucro prevalece sobre a dignidade e o bem comum, ou a violência que gera a guerra, a perseguição ou a fome.

Não podemos construir uma Europa fortaleza, cheia de pessoas que vivem tranquilamente, mas infelizes, porque não podem deixar de ouvir os gemidos vindos do resto da humanidade. O nosso bem-estar não pode ser conseguido à margem da situação dos outros povos. Assim, o desafio que temos pela frente é o de construir, cada vez mais, uma Europa dos povos e não dos mercados.

O Conselho Europeu de 17 e 18 de Março é crucial e temos de mostrar aos nossos representantes que muitas organizações e indivíduos não querem uma União Europeia que possa violar os direitos humanos e o direito internacional. Apelamos por isso à participação em todas as manifestações organizadas para expressar a rejeição desta decisão desumana.
Europa, onde estão as tuas raízes cristãs e humanistas? É momento de fazer nossas as palavras do Evangelho: "Eu era estrangeiro e vós me acolhestes", ou seremos cúmplices, alguns por ação, outros por omissão. Como trabalhadores e trabalhadoras cristãs renovamos o nosso compromisso de trabalhar por uma sociedade justa, fraterna e sustentável, na Europa e no mundo. Estamos em sintonia com as palavras do Papa Francisco: " Chegou o momento de construirmos juntos a Europa que não gira somente sobre a economia, mas sobretudo sobre a sacralidade da pessoa humana, cujo valor é inalienável" "e, juntos, possamos romper a barreira de indiferença que frequentemente reina tranquila para esconder a hipocrisia e o egoísmo." (Misericordiae vultus, 15). Será que não nos importa o futuro da humanidade? Mais do que nunca ressoam com mais força as palavras que Jesus Cristo nos deixou no Evangelho: "Asseguro que, sempre que o fizestes por algum destes meus irmãos, mesmo que ao menor deles, a Mim o fizestes"  (Mt 25, 40)

MTCE
(A LOC/MTC, membro do MTCE, subscreve na íntegra o conteúdo do Comunicado.)


Sem comentários: