EM CHAÕS HÁ UM LIVRO ABERTO!

Subimos, no sábado (9 de Abril), à Serra de Aire e Candeeiros, um grande grupo, parámos em Chãos, e vimos que é possível: aprender fazendo; mudar mentalidades - de adultos e jovens, crianças e idosos, famílias, grupos, comunidade; que o caminho se faz todos os dias; que não é necessário procurar soluções no exterior; as pessoas têm a soluções dentro de si, (segundo Bunker Roi, de uma aldeia da Tilónia, Índia)
Andámos a ouvir, a partilhar experiências, a entender como se concretizam ideias e iniciativas que parecem malucas ou impossíveis de realizar… e deste modo, a fazer renascer no coração a esperança e uma certeza: da prática vêm as ideias justas.
Lemos isto num livro aberto que está em Chãos (Alcobertas, Rio Maior).
Outros podem fazer o mesmo. Telefonem ao Júlio (969576907) ou ao A. Frazão.

Alguns dos que foram, partilham o que sentiram

O exemplo da vivência democrática
Dia 9 de Abril foi um dia bem vivido com uma visita à Cooperativa Terra Chã. Tivémos sol, chuva e uma paisagem deslumbrante, com o verde das serras e ribeiros de água cristalina.
Foi um gosto ouvir a informação do Júlio com o exemplo da vivência democrática. O almoço foi divinal. Na minha mente ia o desejo de ver um terreno muito mais cultivado. Talvez o tempo não tenha proporcionado. Que este exemplo chegue a todos que dizem não ter emprego…  ou trabalho?
Um abraço.
Conceição

A insistência do Júlio no como se faz mais do que no que se faz.      
Obrigado! Mais uma experiência de enorme interesse, esta da ida a Chãos visitar a Cooperativa Terra Chã. Mesmo que os anos e a não muita saúde atrapalhem, vale sempre a pena olhar em frente. Foi o que fiz.
Não foi novidade, desde Barcelona, mas apreciei particularmente a insistência do Júlio no como se faz mais do que no que se faz. Aprende-se fazendo foi lema da minha ação ao longo de cinquenta anos de atividade docente.
Impossível não salientar a camaradagem dos companheiros excursionistas. Estou imensamente grato a todos. Olegário

Observar boas práticas
Um numeroso grupo de militantes/simpatizantes da BASE-FUT e Amigos de Aprender, deslocou-se em visita de estudo/passeio à descoberta de uma bela experiência cooperativa de saberes (Cooperativa Terra Chã - Chãos de Alcobertas, bSerra de Aire-Candeeiros  (Rio Maior).
O Júlio (professor primário há mais de três décadas na aldeia) foi-nos contando pedagogicamente, como tudo começou: a partir do grupo de teatro, passando a grupo folclórico, a rota dos pastores, a produção de queijo, mel e ervas aromáticas, a criação de um restaurante, até à revitalização de teares, etc.
Terminou no restaurante, com um panorama soberbo sobre a serra e um copioso almoço, com saborosíssimas entradas, delicioso cabrito, um bom vinho da região e apetecíveis sobremesas. Reconfortados, fizemos uma visita à aldeia, à fonte e a uma azenha que continua a funcionar.
Dia bem passado, onde o convívio se juntou à vontade de observar boas práticas deste país. Ficou em todos a vontade de voltar e continuar a animar a esperança de que outro mundo é possível.
J. Manuel Vieira


Sem comentários: