ESTUDO PORTUGUÊS SOBRE O STRESSE EM CONTEXTO LABORAL!

«O stresse é um termo utilizado nos mais variados contextos da nossa vida quotidiana, todos falam de stresse: nas conversas diárias, na televisão, na rádio, nos jornais, num número sempre crescente de conferências, cursos universitários e congressos científicos. É verdadeiramente uma palavra do séc. XX, como salientou Taché (1978), mas também deste começo do XXI.
 E há razão para esta popularidade: malgrado o facto de as sociedades desenvolvidas terem eliminado ou controlado parte dos fatores que antigamente desencadeavam a resposta de stresse, muitos outros fatores se mantêm na vida atual: Na vida das empresas: o clima grupal, o sistema de recompensas, a gestão dos movimentos e horários de trabalho, a competição exacerbada e omnipresente por boas posições de carreira, por exemplo; Na vida social quotidiana: a qualidade física do meio, a aceleração dos ritmos quotidianos, o fenómeno do sobrepovoamento (crowding), em projetos habitacionais híper-densos, engarrafamentos urbanos diários, e também a irrelevância de muita da vida familiar e escolar (Fonseca, M. L. G., Guimarães, M.B.L., Vasconcelos, E.R., 2008).

A somar a estas condições, muitas outras fontes de stresse invadem a vida da generalidade das populações urbanas: realizar exames e testes, concorrer a empregos, competir pelo poder, o dinheiro, a posição. Finalmente, mas de importância não despicienda, a turbulência dos tempos, a indefinição do futuro, a insegura mobilidade da política mundial, e mesmo o impacto emocional de uma globalização muito pouco regulada….»‘VER ESTUDO

Sem comentários: