SER DELEGADO SINDICAL? PORQUE NÃO?

Aceitar o cargo de delegado sindical por escolha dos seus colegas é uma atitude de cidadania e de grande firmeza de caráter e de convicção. Mas, para que esta atitude resulte em benefício de todos é necessário ter em conta algumas condições.
 Antes de mais é necessário o apoio contínuo dos colegas. Não é suficiente ter o voto dos outros trabalhadores no ato da eleição. São os trabalhadores, e muito particularmente os sócios do sindicato, que dão força ao delegado sindical. Neste contexto são importantes as reuniões nos locais de trabalho aproveitando as horas previstas na lei para o efeito. A força do sindicato e do delegado sindical ou comissão sindical está nos sócios e no coletivo dos trabalhadores. A sua vontade, reivindicações e críticas devem ser tomadas em conta inclusive pela direção sindical!
É a vontade da base que deve determinar a política sindical. As estruturas sindicais superiores devem recolher a vontade expressa nos locais de trabalho e fazer a sua leitura politico-sindical. Não devem ser os dirigentes a definir as ações indo depois aos locais de trabalho pedir para que os delegados sindicais e os trabalhadores façam, executem o que eles decidiram. Os dirigentes sindicais informam os trabalhadores, apresentam a visão global dos problemas, a situação das negociações, as barreiras, os constrangimentos. Mas a última palavra é dos trabalhadores! A sua vontade deve ser respeitada para que eles assumam as decisões e participem ativamente nas lutas.
O delegado sindical é o elo fundamental entre os locais de trabalho e a estrutura superior do sindicato, entre a base sindical e a direção. Ele não é um «pau mandado», um empregado do sindicato, uma tropa de choque, um «vai a todas», um porta bandeiras ou faixas. É o principal ator do coletivo sindical! Ele representa o coletivo da empresa ou serviço! Ele exprime a vontade dos seus colegas! Ele está na primeira linha na defesa dos direitos e interesses dos colegas de trabalho!
Por outro lado é importante que o delegado sindical tenha muita capacidade de escutar. Mais do que falar é preciso escutar o que dizem os trabalhadores. Por vezes o delegado é um palavroso, cheio de tiques de mini político, de chavões que o amarram logo a determinado partido. Ele é um animador do coletivo, dos seus colegas. Ele esclarece, informa, incentiva e procura resolver os conflitos a favor dos seus colegas sem nunca quebrar pontes com a entidade patronal ou com os serviços de pessoal. Cada pessoa tem a sua maneira de ser. Todavia o delegado sindical deve-se preparar para criar condições de unidade entre todos os trabalhadores, qualquer que seja o partido, clube ou religião dos mesmos. A unidade e o combate a todo o sectarismo e discriminação são condições necessárias para uma boa ação sindical nos locais de trabalho!

Informação laboral

Sem comentários: