A MUDANÇA, A INOVAÇÃO E O TRABALHO NO FUTURO!


Estamos a assistir a inovadoras transformações no mundo, quando cada vez mais nos aproximamos da 4ª. Revolução Digital de consequências radicais que traz consigo um elevado preço para muitos milhões de trabalhadores e para o futuro do coletivo como o conhecemos até hoje.
O que está a mudar? A maioria do chamado mercado de trabalho que sofre a maior desestruturação e transformação dos últimos séculos. Muitos sinais desta mudança ainda não se conhece até onde irão, mas já se sentem muitos efeitos com o aproximar do fim de muitas antigas profissões, que vão mesmo  reduzir e desaparecer sectores inteiros de atividades.

Novas tecnologias e formas de gestão mais eficientes apoiadas em inovações reduzem as necessidades do trabalho humano substituindo-as por inovações tecnológicas que visam sempre uma maior rentabilidade e competitividade de difícil alcance para muitos trabalhadores.
Esta nova situação e realidade  coloca grandes desafios a que urge encontrar em tempo útil respostas eficazes ao desaparecimento dos empregos tradicionais. Estamos perante uma nova realidade que suscita muitas incertezas e preocupações, nomeadamente: - que novas profissões e como mudar reciclando trabalhadores já em fase de idade adiantada? Para um futuro melhor é urgente fazer opções nas áreas em que haverá mais possibilidades de emprego. Quais são elas? Como respeitar o direito ao trabalho digno para todos?

Abordar este tema impõe muitas outras interrogações que seguiremos com outros pequenos escritos. Estamos mesmo perante o maior desafio deste século que nos obriga a pensar e a participar, evoluindo para a verdadeira cidadania onde o trabalho  terá uma palavra. Haverá muitas possibilidades a que urge descobrir e inventar com novas forma de subsistência e aprendermos a sobreviver dignamente com as novas tecnologias e respeitar os direitos dos cidadãos a se realizarem enquanto profissionais e familiarmente.

João Lourenço  sindicalista



Sem comentários: