ANT0NI0 JOSE COSTA SANT0S-um homem, digno filho da classe operária!




  0 Tó ZÉ como lhe chamam os amigos é um sindicalista que se inscreve na corrente da autonomia sindical e da autogestão!Viveu uma experiência histórica da Revolução dos Cravos a autogestão na Penteadora, uma fábrica no interior do país, numa região cheia de história nas lutas dos trabalhadores portugueses.É fundador e militante da BASE-FUT e um elemento ativo do associativismo cultural e desportivo!

  Natural de S. Romão, Seia, onde nasceu em 1941, de pai electricista e mãe doméstica. No início dos anos 40 é construída a conhecida “Barragem do Padre Alfredo” (nome do padre e principal empreendedor que alguns anos antes tinha já construído a Penteadora de Unhais da Serra) e o pai do Tó Zé é convidado para trabalhar no conjunto das centrais hidroeléctricas da fábrica, no vale glaciar do Alforfa. Com a mudança de residência dos pais, vai para Unhais da Serra (Covilhã), a partir de 1943.
            Com o sexto ano de escolaridade, entrou na Penteadora - Fábrica de Lanifícios de Unhais da Serra – onde aprendeu com o pai a ser Electricista, profissão que manteve durante 40 anos, até se reformar.

            Desde sempre, já como adolescente, se sentiu e actuou como militante cristão na JOC- Juventude Operária Católica e foi dirigente local. No dia em se casou recebeu o cartão da LOC e passou a fazer da Liga Operária Católica. -“Lembro-me do José Dias, dirigente livre da JOC, do João Gomes, secretário-geral do JOC, como dirigentes que me acompanharam”.

            Depois passou a pertencer ao Centro de Cultura Operária quando os movimentos operários da Acção Católica criaram o CCO, teve ligação aos cristãos progressistas, como o GEDOC e o “Tempo e o Modo”, e foi fundador da BASE-FUT, uma vez que participou no encontro nacional, em Novembro de 1974, na Costa da Caparica, quando a Organização se constituiu. Continua a participar na Base-Frente Unitária de Trabalhadores e no CFTL.Ver texto na integra

          

Sem comentários: