CONDIÇÕES DE TRABALHO EM PORTUGAL, COMO É?

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) apresentou ontem, dia 7 de abril, no Centro
Cultural Casapiano, em Belém, o Inquéritos às Condições de Trabalho em Portugal Continental, realizado pelo CESIS- Centro de Estudos para a Intervenção Social e promovido pela ACT.

Nesta sessão as investigadoras do CESIS, Heloísa Perista, coordenadora deste projeto, Ana Cardoso e Paula Carrilho, e o Diretor de Serviços para a Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho da ACT, Carlos Jorge Pereira, apresentaram os resultados dos questionários aplicados as entidades empregadoras e aos trabalhadores.
O inquérito às entidades empregadoras revela que mais de um quinto das 1004 entidades empregadoras inquiridas indica que nelas se realizam atividades ou trabalhos de risco elevado, das quais se destacam o trabalho em obras de construção (11,4%) e trabalhos em altura (10,7%). Este estudo revela também que aproximadamente 44% das entidades empregadoras referem dispor de um programa de promoção e vigilância da saúde. Destas, uma ampla maioria (88,5%) faz exames periódicos (anuais ou bianuais) e mais de metade faz exames de admissão (52,3%).
Os dados referentes ao inquérito realizado aos trabalhadores revela que a maior parte dos/as trabalhadores/as mantém boas relações no trabalho. Cerca de 81% afirmam concordar com a frase ‘tenho muito bons amigos e/ou boas amigas no trabalho’. Por outro lado, 72,6% dizem sentir-se ‘em casa’ na organização onde trabalham. De um modo geral, o inquérito mostra que a grande maioria das pessoas inquiridas (89,9%) sente-se satisfeita com o seu trabalho, não havendo diferenças, a este nível, entre mulheres e homens.VER

Sem comentários: