EM UM DE ABRIL,EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS, MIL...






No sábado, em Ribamar da Lourinhã, mais de 70 amigos se juntaram à volta da economia solidária, que se alarga e bebe nas fontes da sociedade em rede, hoje, também movimento dos bens comuns colaborativos. Nesse dia, o que fizemos, foi ver e ouvir, pensar, aprofundar… e dispôrmo-nos a agir, de modo novo.

Entrámos no terreno das experiências, com o Manel, de Miro (Penacova), uma aldeia de homens, mulheres e crianças, centrada na produção, na partilha, na persistência, nas parcerias (fixa, amigo, as palavras - pessoas, produção, partilha, parceria…) Depois, a Fernanda (da ActivarLousã) confirmou que é possível activar mesmo a Lousã e aldeias vizinhas, e continuar o desafio de há 17 anos… como, também, os compartes dos Baldios da Vale da Trave, vai para mais de 10 anos.

Com isto, percebemos que a ideia dos comuns, sendo complexa, à primeira vista, pensando um pouco, torna-se mais clara. Descobrimos que somos a pessoa comum que existe e troca, dá e recebe, semeia e partilha bens comuns - pensamentos e ideias, pontos de vista e afectos, questões e experiências, descobertas e sugestões de acção… tendo como referência a aldeia, os baldios, o bairro, a vila, a cidade - o território largo da mãe terra, com todos os recursos inesgotáveis que são de todos os vivos. Só que, temos que fazer por isso…
Empreendemos uma redefinição de conceitos que vão além do que aprendemos e da mentalidade materialista que sobressai, centrando-nos na energia e na consciência que nos movem, como respiração que nos mantêm vivos, despertos, criativos e inovadores…

“Se continuamos a sonhar, é porque a criação ainda não terminou”. Estamos apostados em ir por aí, sabendo, de antemão, que os obstáculos estão logo adiante.
Com essa energia recebida / transmitida, alargamos a onda da economia solidária, na perspectiva do bem comum colaborativo e do trabalho cooperativo solidário de que todos podemos usufruir.
Sendo assim, queremos - vamos  - continuar a trilhar novo caminho.

Avelino Pinto (Abril. 2017)


Sem comentários: