O CLIMA ESTÁ A MUDAR! HÁ QUE MUDAR DE VIDA!

O clima está a mudar, sendo bem visível para todos nós!Os relatórios científicos confirmam esta realidade e se não mudarmos o nosso sistema económico e não travarmos o consumismo  de alguns povos, em particular os mais ricos, o nosso Planeta está em risco!Esta é uma das conclusões que se poderia tirar no fim do debate realizado ontem pela BASE-FUT de Lisboa tendo como animadora do mesmo a Ana Rita Antunes, engenheira do ambiente a ativista da Associação ambientalista ZERO.
Fogos florestais, furacões, inundações e prolongadas secas são os maiores sinais de que algo muito importante está a acontecer à nossa CASA comum o planeta Terra.
As atividades humanas, em particular a industria, os transportes e a  agricultura intensiva, nos moldes atuais de grande consumo de energias fósseis e água, estão a gerar o chamado efeito estufa, aquecendo o nosso planeta, aumentando o nível dos oceanos e rompendo com equilíbrios ancestrais absolutamente necessários à vida humana.
Perante esta situação perigosa e a falta de vontade política em mudar mais rápidamente o nosso modelo económico é urgente que os cidadãos se mobilizem mais ativamente para pressionar os governantes de cada país, as instituições internacionais e os diversos centros de poder.Em que sentido? No sentido de se fomentar a produção e utilização mais rápida de energias renováveis,de aposta nos transportes públicos menos poluentes, na mudança para uma agricultura menos consumidora de água  e menos dependente de energias poluentes, bem como na diminuição do consumo de pecuária, em particular a vaca.Com efeito está confirmado que a pecuária é uma das fontes de metano que contribui para o aquecimento global!
Os relatórios das Nações Unidas são importantes avisos mas os Acordos conseguidos a nível mundial, nomeadamente o de Paris, ainda são muito recuados.Não basta a boa vontade.É preciso ir mais longe!É um problema de todos, destas gerações e das futuras!

Sem comentários: