A EXPERIÊNCIA DA PRECARIEDADE!

O núcleo de Lisboa da Comissão para os Assuntos do Trabalho (CAT) da BASE-FUT realizou, no dia 26 de Novembro de 2016, a sua primeira oficina de trabalho sobre precariedade. Os trabalhos desta oficina decorrem na sede da BASE-FUT, na Rua Maria, 15, em Lisboa. A oficina contou com a participação de 13 pessoas de 15 que foram convidadas, tendo sido moderada por Pedro Estêvão com o apoio de António Brandão Guedes – ambos membros da CAT.
A oficina foi realizada com recurso a técnicas que tiveram como objetivo elicitar e valorizar as experiências dos participantes e estimular a reflexão e discussão por parte destes. Os trabalhos da oficina dividiram-se em três partes.
Na primeira parte, encorajaram-se os participantes a narrar as suas experiências enquanto trabalhadores precários. Os moderadores foram agrupando os vários elementos das experiências individuais em temas comuns. Esta proposta de organização temática foi então devolvida aos participantes para discussão.
Na segunda parte, realizou-se um exercício de “chuva de ideias” sobre dificuldades e oportunidades para a ação sindical em contexto laboral precário. Foi entregue a cada participante um conjunto de notas autocolantes. Pediu-se a cada um que escrevesse uma ideia em cada nota e colasse essa nota em um de dois cartazes - um dedicado às dificuldades e outro às oportunidades. Novamente, a moderação organizou estes contributos em grandes temas para discussão geral.
Na terceira e última parte, os participantes dividiram-se em dois grupos, trabalhando durante cerca 45 minutos em formas de intervenção que respondessem aos problemas e fizessem uso das oportunidades identificadas durante o momento de trabalho anterior. As conclusões do trabalho de cada grupo foram apresentadas aos restantes participantes numa pequena sessão final de 15 minutos.
O documento que se segue contém as principais conclusões que emergiram do trabalho dos participantes. Deve ser visto como um documento de trabalho contendo temas e pistas para desenvolvimento e aprofundamento em oficinas futuras.VER RELATÓRIO



Sem comentários: